Os limpadores de parabrisas são considerados itens de segurança do veículo pelo Código de Trânsito Brasileiro. São responsáveis pela visibilidade do motorista. Com baixo custo e rápidas de serem trocadas, as palhetas, que são a parte de borracha, devem estar em bom estado.
Os principais indicadores de palhetas desgastadas são as rachaduras e o empenamento da lâmina. Também é comum perceber a lâmina rasgando-se do conjunto. Estes sintomas são resultado do mau funcionamento do sistema.
Quando as palhetas chegaram a este estado, você provavelmente perceberá que a limpeza do vidro não ficará completa. Mas o motorista não deve deixar a palheta chegar a esse estado para trocar. O recomendado é fazer a substituição uma vez por ano, especialmente para veículos que passam muitas horas sob o sol.
Esguichos
Uma forma de ajudar na conservação das palhetas dos limpadores é cuidando da água do para-brisa. O reservatório deve estar sempre abastecido e, se possível, com algum aditivo específico para limpeza dos vidros. Ele facilita o trabalho das palhetas e aumenta sua eficiência tanto na limpeza quanto na proteção contra riscos e arranhões. É importante também verificar a posição dos esguichos.
Fonte: Terra