As últimas notícias do blog Americatrack

  • Página Principal
    Página Principal Aqui você pode encontrar todas as postagens do blog
Postado por em em Notícias
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 541

Vendas de caminhões caem no primeiro trimestre de 2014; ônibus também têm queda

2014 não começou tão favorável quanto era esperado pelo mercado de pesados. No segmento de veículos comerciais, a produção de caminhões e ônibus apresentou redução, bem como o licenciamento dos produtos. No licenciamento de caminhões, a comparação das 30,4 mil unidades dos três primeiros meses de 2014 com as 34,3 mil do mesmo período do ano passado representa redução de 11,3%. O setor apresentou declínio também de março para fevereiro: foram 9,2 mil caminhões vendidos no mês passado, uma retração de 24,7% em relação às 12,2 mil unidades faturadas em março de 2013, e de 11,5% na comparação com as 10,4 mil de fevereiro deste ano. Os dados considerados foram divulgados pela Anfavea na semana passada.


A produção também ficou abaixo de fevereiro. Saíram das linhas de produção no primeiro trimestre deste ano 42,4 mil unidades, redução de 1,5% com relação as 43,1 mil do mesmo período do ano passado. Apenas em março de 2014 foram 13,7 mil caminhões produzidos, baixa de 9% frente aos 15 mil de fevereiro deste ano e de 18% ante as 16,7 mil de março do ano anterior.
"Houve um represamento das vendas no primeiro trimestre e só agora com essa mudança poderemos regularizar", explicou Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave, referindo-se ao atraso na regulamentação das regras do Finame PSI para este ano. A oferta da linha com taxa de 6% ao ano só começou no fim de janeiro e, com o processo mais burocrático para a liberação, as vendas sofreram queda expressiva no início do ano.
Em reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no último dia 31 de março, o presidente da Fenabrave teve a oportunidade de conversar com o novo ministro da pasta, Mauro Borges, e pedir a atenção dele a alguns assuntos. Entre os pedidos, Meneghetti apontou a necessidade de manter-se a taxa do Finame PSI por mais tempo. "Esse mecanismo é fundamental para garantir um bom volume de vendas e precisamos evitar que aconteça novamente o que vimos no início deste ano", pede Meneghetti.
Ônibus em baixa
O segmento de ônibus fechou o trimestre com ligeira queda. Com 9,6 mil ônibus fabricados, a indústria automobilística registrou baixa de 3,2% frente as 9,9 mil de 2013. Ao analisar o resultado do mês, foram produzidas 3,5 mil unidades, queda de 7,6% ao se comparar com as 3,8 mil de março do ano passado e de 5,3% sobre as 3,7 mil de fevereiro de 2014.
No licenciamento a baixa foi de 19,3% – foram 2,4 mil unidades comercializadas em 2014 e 3 mil no ano passado. Houve registro de queda também ao se analisar os três primeiros meses do ano: 8,8% a menos quando defrontadas as 6,9 mil de 2014 com as 7,6 de 2013.
Avalie esta postagem:
0






NÚVEM DE TAGS

Para cima